Máquina de quadrinhos
EDITOR DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
O portal https://www.maquinadequadrinhos.com.br/ é o 1º editor online de histórias em quadrinhos do Brasil, no qual fãs de todas as idades poderão criar suas próprias histórias, usando personagens, cenários, objetos e balões do universo da Turma da Mônica. As histórias serão lidas e votadas por todos os visitantes do portal e as melhores poderão até ser publicadas nas revistas da Turminha.
Para criar suas histórias, não é preciso pagar nada: um pacote de imagens gratuito está sempre disponível para todos os participantes cadastrados. E para ler e votar nas histórias do portal, não há necessidade nem de cadastro!
Utilizando Histórias em Quadrinhos
Etapas para criação de uma história em Quadrinhos
1- Personagens
São eles que conduzem os enredos. Os personagens têm vontades, dramas, conflitos, ironias. É por meio de suas falas e ações que as histórias são contadas.
2- Balões
Criados especificamente para as histórias em quadrinhos (HQs), os balões possuem vários tipos, sendo os principais: de fala, de pensamento de ira,de berro, de sussurro. Neles são escritos os pensamentos e as falas dos personagens. O desenho deles é bem variado, mas em geral os de fala possuem um "rabinho" em direção ao personagem falante.
3- Cenários
É nos cenários que as ações dos personagens acontecem. Há dois tipos de cenários, os internos (dentro de residências e outros prédios) e os externos (a rua, o espaço sideral, o céu)
4- Onomatopéias
São palavras ou junções de palavras que imitam a voz de animais ou ruídos de objetos.
Ex: BUUM!!! (explosão), CRI_CRI!! (grilo), TOC-TOC! (batendo à porta), TIC-TAC! (bater do relógio). Embora sejam outro elemento exclusivo da linguagem das HQs, as onomatopéias são passíveis de criação livre.
5- Recordatórios
É um tipo de balão usado específicamente para a narração. Não possuem "rabinho" em direção a personagens. Exemplos: "Enquanto isso..." e "No dia seguinte..."
6- Quadros
Eles delimitam o enquadramento das cenas de uma HQ. Podem ser variáveis em tamanho e formato, de acordo com a necesidade da cena a ser desenhada.
CONSTRUINDO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA INTERNET OU COM PROGRAMAS
Objetos criam vida na HQ – produção no computador
A história em quadrinhos (HQ) geralmente está associada às linguagens verbal e visual, envolvendo elementos como personagens, tempo, espaço e acontecimentos organizados em seqüência, numa relação de causa e efeito. A expressão verbal costuma aparecer nos balões, nas legendas (ou letreiros), onomatopéias e interjeições. O uso de imagens e representação de gestos compõe a linguagem não-verbal, essencial à criação de uma HQ.
No universo da HQ, portanto, pode-se desenvolver com os alunos um trabalho que explore diferentes linguagens e, ao mesmo tempo, tratar dos mais diversos assuntos: política, ciência, sociedade, esportes, humor, hábitos, entre outros.
Meu Plano de aula
OBJETIVO
Essa atividade propõe, por meio de uma abordagem comunicativa, produzir uma história em quadrinho que permita aos alunos criarem e vivenciarem, com textos e desenhos, este momento singular da História.
ATIVIDADE
Este plano de aula poderá abranger de forma interdisciplinar as áreas de Artes (para a pesquisa iconográfica e os conceitos de histórias em quadrinhos), Língua Portuguesa (para a construção de narrativa, diálogos e revisão de texto) e História.
Alguns conceitos básicos de HQs que os professores e alunos poderão adotar estão expostos no quadro acima, como, por exemplo, os tipos de “balões” e as onomatopéias,
dois componentes criados especificamente para essa linguagem.
O PAPEL DO EDUCADOR
O papel do professor nessa tarefa é colaborar com os estudantes no sentido de Incentivá-los a integrar, de forma interdisciplinar, seus conhecimentos e emoções,
para que se percebam capazes de representar a nossa história por meio das histórias em quadrinhos.
MULTIPLICANDO
Os quadrinhos produzidos, depois de serem apresentados para os estudantes em sala de
aula,deverão ser expostos na escola, incentivando outros professores e alunos de outras séries a participar em desta proposta.
DESENVOLVIMENTO
Produzir uma história em quadrinhos é, em geral,uma atividade coletiva(há quem escreva,quem desenhe, quem pinte)e pode ser desenvolvida em três etapas:
–Primeira etapa:
após a pesquisa sobre o tema, cada grupo terá uma abordagem diferente. O professor
de Língua Portuguesa pode incentivá-los tomando como apoio a idéia de que quadrinhos são seqüenciais e, portanto, contam uma história que tem começo,meio e fim.
Nessa etapa, os alunos irão escrever
as falas para seus personagens e começar a dividir a ação em quadros.
–Segunda etapa:
é a hora da escolha do posicionamento para os personagens nos quadros,e a partir daqui entra em cena o professor de Artes.
A criatividade dos alunos para desenhos e cores darão vida aos textos por eles mesmos criados a partir das aulas e por meio de pesquisas.
–Terceira etapa:
após a execução das histórias em quadrinhos,os alunos organizarão uma exposição
dos trabalhos –os quadrinhos produzidos e as pesquisas visuais –, que podem ser afixados em papel cartolina, como painéis que serão apresentados e expostos para toda
a classe.
– Quarta etapa: faça um novo grande círculo na sala de aula e peça aos alunos que façam uma reflexão conjunta sobre a experiência que tiveram ao aprender (reaprender)
os conceitos de História e ao recriar, com os próprios estilos de histórias em quadrinhos, o tema estudado.
PÚBLICO-ALVO
3º ano do Ciclo I, do Ensino Fundamental
OBJETIVOS
Criar uma HQ com linguagem verbal e visual.
Criar personagens utilizando objetos e acrescentando detalhes.
Utilizar os recursos de expressão relativos à estrutura da HQ na criação do texto.
Utilizar com autonomia os recursos do programa de HQs na internet para criação de desenhos ou remodelagem.
Dar tratamento à imagem pesquisada na Internet.
Montar um gibi virtual.
RECURSOS NECESSÁRIOS
Computador com acesso à Internet, programa para montar HQs ou diretamente na internet, projetor multimídia, gibis, jornais e revistas, lápis, folhas.
METODOLOGIA
ANTES
Conhecendo o que os alunos sabem e o que desejam saber a respeito de HQ e os recursos utilizados para elaboração de um gibi virtual Apresente aos alunos a proposta de construção de um gibi virtual com o auxílio dos recursos tecnológicos. Faça um levantamento do que eles já conhecem em relação às características desse gênero. Verifique se os alunos consideram possível criar um gibi virtual e discuta sobre a maneira de fazê-lo. Registre essa conversa no Word, com o auxílio do projetor multimídia, para que a classe possa acompanhar.Não deixe de solicitar aos alunos que, individualmente, também registrem seu repertório inicial sobre o tema da atividade.
DURANTE
Oferecendo repertório
De posse de gibis, jornais, revistas ou sites da Internet, o professor faz a leitura da estrutura da HQ com os alunos.
Proponha um tema para a elaboração de uma HQ. Não se esqueça de oferecer repertório sobre esse tema, que pode, por exemplo, ser pesquisado na Internet.
Para organizar o trabalho, os alunos podem utilizar o recurso do storyboard, ou seja, um “rascunho” no papel.
Revisão
Após a elaboração da HQ, é preciso revisá-la. Proponha aos alunos que analisem os seguintes aspectos:
O cenário está de acordo com o tempo e o espaço da ação do texto?
Os balões estão dispostos de modo a que o leitor identifique quem é o personagem que fala?
Foram usados corretamente onomatopéias e outros recursos de expressão?
As palavras e expressões usadas estão grafadas de modo correto?
Há seqüência e lógica no texto da HQ e o número de quadrinhos foi suficiente para o entendimento da história?
Solicite então que os alunos façam a reescrita, se necessário, e os ajustes finais para a apresentação.
DEPOIS
Apresentando o gibi virtual para a classe Utilizando o projetor multimídia, as histórias serão apresentadas para a classe, que poderá fazer comentários. É interessante que o grupo expositor conte como foi o seu processo de criação.
AVALIAÇÃO
Retomando os objetivos
Nesse momento, o professor deve avaliar a produção do gibi virtual, observando os seguintes aspectos:
Apresenta as características do gênero HQ?
O tema abordado está claro?
As ilustrações são criativas e dentro do contexto?
Os recursos estruturais e tecnológicos foram utilizados adequadamente?
Retomando os registros iniciais
Os alunos devem retomar seus registros iniciais e refletir sobre o que aprenderam com a proposta, tanto em relação ao uso das ferramentas quanto à estrutura da HQ, e comparar com o que sabiam antes.O professor também deve retomar as anotações iniciais e fazer uma roda de conversa com os alunos, comparando juntos as aprendizagens da classe.
Desdobramentos
Criar diálogos em uma HQ a partir de ilustrações.
Criar ilustrações em uma HQ a partir de diálogos.
Criar links na HQ inserindo, de acordo com o tema, outros gêneros lingüísticos (receitas, convites, anúncios etc.).
Criar uma HQ animada (veja atividade “Animando a imaginação” deste Caderno).
Criar uma HQ com reescrita de fábulas, contos de fada e de terror ou poemas.
Elaborar uma HQ com temas das diferentes áreas do conhecimento, por exemplo: sobre o ciclo da água, um momento histórico, apresentação de uma região etc.
Usar o recurso do gravador de som para que o aluno narre e interprete as legendas e falas das personagens.
QUER VER COMO FICOU A MINHA?
https://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriaVisualizar.aspx?idHistoria=774160#
ESPERO QUE VOCÊS GOSTEM!!!
GRANDE ABRAÇO
MICHELLE
Fonte:
EDUCAREDE
Caderno de Orientações Didáticas – Ler e escrever – Tecnologias na Educação