Linguagem Logo

"Logo" - A palavra "logo" foi usada como referêcia a um termo grego que significa "pensamento, raciocínio e discurso", ou também, "razão, cálculo e linguagem".


O que é o Logo?

Logo é uma linguagem de programação simples e estruturada voltada à educação, que tem como objetivo permitir que uma pessoa se familiarize, através do seu uso, com conceitos lógicos e matemáticos através da exploração de atividades espaciais que auxiliam o usuário a formalizar seus raciocínios cognitivos.

Especialmente desenhada para ser utilizada pelas crianças, a linguagem LOGO apresenta uma proposta de ensino-aprendizagem baseada nas teorias de Psicologia Genético-Evolutiva de Jean Piaget [Pap85], onde as crianças podem ser vistas como construtoras de suas próprias estruturas intelectuais.

A partir disto um grupo de pesquisadores do M.I.T. (Massachussetts Institute of Technology) liderados pelo professor Seymour Papert em meados dos anos 60 e início de 70, desenvolveu-se uma filosofia educacional chamada LOGO - "onde o computador é a ferramenta que propicia à criança as condições de entrar em contato com algumas das mais profundas idéias em ciências, matemática e criação de modelos" [Pap85]. Ao trabalhar com a Linguagem Logo, o erro é tratado como uma tentativa de acerto, ou seja, uma fase necessária à nova estruturação cognitiva.

Fonte:
https://br.geocities.com/projetologo/logo/texto2.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Geometria

 


Por que Logo?

LOGO é pura e simplesmente uma linguagem de programação. Há dois modelos de linguagem: compilada e interpretada.
O que é uma linguagem compilada?
Em uma linguagem compilada o programa é escrito e enviado para um compilador. Um compilador lê todo o código que você criou e o converte em uma forma executável que seu computador consegue entender.

O que é uma linguagem interpretada?Uma linguagem interpretada não é compilada, em vez disso, cada linha é lida pelo interpretador que a executa. Esse processo é de execução lenta, mas tem a vantagem de não exigir a compilação completa para cada mudança feita em seu código. Entende-se que isso é o ideal em ambiente de aprendizagem.

Então, já adivinhou que tipo de linguagem é o LOGO?
Isso mesmo, é uma linguagem interpretada (pelo menos as versões que conheço).LOGO também oferece algo que não encontramos em outras linguagens: a tartaruga gráfica.

O que é tartaruga gráfica?
É um poderoso e simples conjunto de comandos para manipular uma tartaruga.

Por que é chamada de tartaruga?
A primeira versão de LOGO usava um robô eletrônico que lembrava uma tartaruga. No caso da tela do micro ela é o cursor onde a tartaruga se encontra (seja na forma de um triângulo, seja na forma de uma tartaruga).
Fonte: https://www.din.uem.br/ia/a_correl/iaedu/linguagem.htm

 

 

AS DIVERSAS ATIVIDADES POSSÍVEIS COM "LOGO"

O "LOGO" no mundo inteiro é utilizado com fins didáticos de suporte a outras discipinas. Seus principais alvos são a Mátemática, nas áreas de Geometria e Algebra, e a Física nas áreas da Dinâmica, Estática e confecção de gráficos.

É possível utilizá-lo desde a crianças já alfabetizadas até o adolescente vestibulando, mas sendo o primeiro seu enfoque maior.

Veja a seguir uma das atividades para o desenvolvimento da linguagem "LOGO":

Aula

Objetivo

Labirinto

Coordenação inicial no uso do sistema, introdução de comando básicos e exercita sociabilidade do educando, já que as atividades são executadas em grupo.

Círculo Trigonométrico

Utilizando o tapete com um círculo trigonométrico simples, a atividade propõe a introdução à utilização de ângulos notáveis (30°, 45°, 60°, 90°, 180°).

Ligue os pontos

Utilização de cordenadas cartesianas. Atividade realizada em conjunto, em um tapete desenhado para o propósito e posteriormente utilizando o computador.

Pinte o desenho

Com o uso da linguagem "LOGO", sem a utilização do mouse, esta atividade reune todos os conceitos trabalhados para movimentar o cursor e executar então o comando "PINTE" do sistema.

Desenvolva Formas Básicas

Esta é a aula de geometria própriamente dita. Nela serão executados os primeiros poligonos (triângulos, círculos, pentágonos, hexágonos...) utilizando a linguagem "LOGO". Exige raciocínio lógico-matemático para a execução da tarefa.

Faça seu desenho

Um projeto completo onde a criança terá de, a partir de um tema decidido pelo grupo, desenvolver um desenho com sentido lógico. O tema, neste trabalho deve ser ligado ao desenvolvimento social de sua comunidade, promovendo atitude crítica.

 

 

Meu Plano de Aula

 

 

Série: 3º ano

disciplina: Matemática

Título:

O LOGO e o tangram: facilitando a aprendizagem em matemática

Objetivos:

1. Representar as figuras geométricas utilizando o tangram

3. Formar figuras utilizando as formas geométricas planas básicas (triângulo, quadrado e retângulo) com o uso do LOGO

Conteúdos curriculares:

Geometria: *triângulo, retângulo, quadrado

Etapas do projeto

1- Aula prática, apresentando o conteúdo utilizando como atividade o tangram

3- A segunda será prática, com o uso do LOGO. Nesse momento as crianças irão construir as formas geométricas através dos comandos da tartaruga

Tecnologias da informação e comunicação usadas no projeto:

Computador, internet ,Softwares educacionais ou ferramentas da web utilizadas, LOGO, tangram

Avaliação da aprendizagem:

• O tempo gasto para realizar a tarefa estabelecida

• As dificuldades encontradas no desenvolvimento da utilização do LOGO e do tangram

 

 

 

 

 

Vocês também poderão achar interessante este projeto, porém, este não é de minha autoria

 

 

PROJETO EDUCACIONAL



Nome do projeto: Brincando com Geometria


Modalidade de ação: Interdisciplinar e aula presencial.
Série a ser utilizado: 5º série
Número de alunos a serem atendidos: 25
Número de computadores existente no laboratório: 20
Descreva a configuração do equipamento: Sistema Operacional Windows, Memória 1 Gb RAM, ADM Turion, processador 1.60 Ghz.
Disciplinas envolvidas: Matemática, Geografia, Português.
Carga horária: 2 Aulas por semana, 5 encontros, 10 horas.
Objetivo geral do projeto: possibilitar os alunos a estruturação das figuras geométricas para identificar as diversas formas, tamanhos e nomenclatura.

Competência: Capacidades de compreender os princípios básicos da Geometria e da linguagem digital.


Habilidades:
Identificar figuras geométricas.
Construir e nomear as figuras de acordo com o número de lados.
Resolver problemas através da programação.
Saber expor e aceitar as idéias dos colegas ou seja trabalho em equipe.
Relacionar a linguagem escrita com a linguagem digital.

Metodologia: Progressista e interacionista, para analisar reflexão e a ação dos alunos mediante os problemas propostos.

Aula 1:


Conceitos sobre geometria Plana, Logo.
Objetivo: Mostrar os comandos principais do megalogoPrimitivas:parafrente, paratrás, giradireita, giraesquerda, limpa, novo, borracha,pinte,usenada, uselápis.
Lembrar que alguns dos comandos podem ser demonstrados de forma simbólica:pf, pt, gd, ge, un ,ul.


Aula 2:
Objetivo: Construir com o auxílio do Paint FORMAS GEOMETRICAS. Os alunos podem optar por desenhar no caderno.Após o término do desenho, os alunos verificarão os lados de cada Polígno.


Aula 3:
Objetivo:
Construir através das primitivas do Megalogo vistas na aula 1 uma representação dos Polígnos.Primitivas:pf, pt, gd, ge, repita, mudefig.
Desafio 1
O aluno devera construir um retângulo no Megalogo , com os comando apresentados.


Aula 4:
Neste encontro observar o nome e quantidade de elementos dos polígonos.
Números de lados.
Números de ângulos internos Vértices
Desafio: Construa um Pentágono e Heptágono.


Aula 5
Objetivo: Os alunos deverão usar a criatividade para construção de figuras geométricas.
Aula de atividades sobre os conteúdo vistos anteriormente: Os alunos poderão construir um desenho de acordo com a sua criatividade, usando as figuras vistas na aula anterior.

Dinâmica: link Dinâmica de Grupo
Recurso tecnológico utilizado: Softwares Megalogo, Paint

Acessórios utilizados: Folhas de EVA – tamanho ofício para confeccionar as formas geométricas, cola de EVA e tesoura.

Avaliação: Observação da participação dos alunos na realização dos procedimentos para a construção das figuras geométricas e do relato de suas experiências em formato de texto para ser entregue ao professor.

 

 

 

 

 

 

 


Contato

Tia Michelle


"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história."
Bill Gates